close
BlueOliveDestaque

Um dos segredos mais bem guardados da Europa

gltb6907
hhmy5861
idwg6595
img_1079
img_1166
img_1194
img_1215
img_1222
img_1226
img_1244
img_1251
img_1266
img_1300
img_1342
img_1363
img_1376
wzkb6710

Há uns anos e antes de abrir a Blue Olive, procurava um parque temático para crianças que pudesse combinar com uns dias em Amesterdão. Fiz uma pesquisa exaustiva de todos os parques na Holanda e acabei por aproveitar e fazer mesmo de todos os parques da Europa.

No meio da minha pesquisa, acabei por dar de caras com um parque diferente, ali no sul da Holanda, aberto 365 dias por ano e que tinha inaugurado no longínquo ano de 1952.  Comecei logo a pensar como é que nunca tinha ouvido falar de um parque com mais de 60 anos… será que seria bom?

Quanto mais pesquisava, mais vontade tinha de ir conhecer este parque e assim foi, na passagem de ano de 2013 para 2014, viajamos para Amesterdão e depois de uns dias a andar de bicicleta pela cidade, a conhecer cada canal e a visitar os principais museus, fomos todos (eu a Carolina, a Leonor e o Pedro que na altura tinham 5 e 2 anos de idade), para a zona de Tilburg, onde fica para mim um dos segredos mais bem guardados da Europa.

Era noite de ano novo, pelo que a entrada só podia ser feita a partir das 7 horas da tarde. Jantámos num dos restaurantes dos hotéis que servem o parque e lá fomos explorar pela primeira vez, um parque que hoje sentimos também como nosso.

Para nós tudo era novo, a cidade de duendes, o bosque que recria muitas das principais histórias infantis (como a casa dos 7 cabritinhos, o palácio da bela adormecida ou a casa da avó da capuchinho vermelho), as montanhas russas, os carrosséis clássicos à antiga, uma pista de gelo gigante, o espectáculo dos cavaleiros,  a casa em que ficamos de pernas para o ar, o passeio de barco pela historia da Fada Morgana ou o comboio das fadas e princesas que nos recriam um imaginário infantil completamente novo para todos.

Mesmo com temperaturas negativas ficámos rendidos a este parque, eu tenho como termo de comparação a Disney em Orlando e Hong Kong e a Carolina a Euro Disney, posso dizer-vos que este parque não fica atrás dos parques da Disney em Paris ou Hong Kong, já em Orlando a dimensão é outra.

Ficámos com este parque no coração e voltámos anos mais tarde, também no fim de ano, estava a Carolina grávida do André. Em nenhuma destas vezes que visitamos o parque conseguimos ficar num dos hotéis no interior do mesmo por estarem sempre cheios. Desta segunda vez nevava bastante, fizemos uns dias primeiro pela Bélgica, Bruxelas, Bruges e Antuérpia e sempre a deixar o parque para os últimos dias.

Depois da nossa viagem pelo mundo, estávamos cheios de vontade de voltar a este sítio que já é especial para nós, o André nunca tinha ido e achamos que estava na altura de lhe mostrarmos o “nosso” parque temático.

No final do mês de Fevereiro arrancámos para a Holanda mais uma vez, desta vez tivemos amigos com filhos que se quiseram juntar e éramos um grupo de 5 adultos e 9 crianças a falarem português, num parque que não tem praticamente turistas, só holandeses.

Desta vez ficámos num dos hotéis do parque e tivemos direito a três dias inteiros para andar em tudo vezes sem conta.

Os miúdos estão mais crescidos e já podem andar nas montanhas russas que há uns anos não podiam, ok o Pedro ainda tem de por algodão nos sapatos para andar na montanha russa da águia, uma das mais temíveis.

Este parque é grande, não tem praticamente filas nem turistas, tem muitas atracções, um imaginário diferente que as crianças adoram, os hotéis são muito simpáticos e o preço… pois o preço também é muito mais simpático do que em outros parques temáticos.

Gostamos de todos os parques, mas o Efteling está no nosso coração, nós já o descobrimos, será que há mais portugueses a quererem descobri-lo?

The author administrador