close

About Homeschooling

About Homeschooling

E a escola?
A Leonor este ano entrava no 3ºano, para ela tudo se passava normalmente, fez os trabalhos das férias tal como a professora pediu, mas um mês antes do regresso às aulas contamos-lhe o que íamos fazer, ela riu, fintou-nos para ver se estávamos a brincar e disse: “isso é impossível não posso faltar tanto à escola!”
Explicamos-lhe que este ano a professora ia ser umas vezes a mãe, outras vezes o pai. Que ia aprender na rua, a ver templos, museus, culturas novas, línguas, etc…
Riu, riu e riu e disse: “estão a falar a sério?”

Ao contar a algumas pessoas, sugeriram-nos logo que repetisse o ano. Sinceramente, acho mesmo que se isso acontecesse não era nada grave, esta é a minha opinião acho que aprende muito mais neste ano a viajar pelo mundo do que em muitos outros. Contudo e principalmente por ela, decidimos que ia fazer homeschooling.

Depois de falarmos com algumas pessoas e da Maria se prontificar logo em ajudar-nos, decidimos que o melhor era termos acompanhamento profissional.
E quem é a Maria?
Foi professora do Pedro na infantil, contudo também é professora primária e tem um centro de estudos em Sintra – 8oitenta.
Como é que ela é?
Uma pessoa com a mente aberta, atenta e que avalia cada miúdo individualmente, com ela o Pedro fez trabalhos espetaculares, apreendeu quase sempre ao ar livre e por isso confiar nela foi muito fácil.
A Maria foi incansável, tivemos algumas reuniões antes de virmos e decidimos em conjunto o que era melhor.
Connosco trouxemos impresso o programa de Matemática, Português e Estudo do Meio, em cada um dos capítulos uma breve descrição e exemplos para podermos pôr em prática.
Também decidimos que o mais importante era a Leonor ler, escrever e fazer pelo menos uma conta todos os dias.
Para nós os fins de semana são dias de semana e vice versa, por isso a nossa semana é planeada com base nos sítios que estamos ou no que queremos fazer.

Material – o que trouxemos?
Antes de virmos fui com a Maria e a Leonor, a uma livraria que adoroooo (gatafunhos em Oeiras), conheci através da escola do Pedro, e escolhemos 4 livros de leitura.
Combinámos que quando fosse preciso nos enviava mais por correio.

Trouxe também mais outros dois livros, para lhes ler antes de dormirem.
Criei-lhe este hábito desde pequenos e já não vivem sem. Sinceramente acho super importante e em conversa com uma amiga no outro dia, ela disse-me que era tão importante ler sozinho como lermos para nos ouvirem.

Claro que para esta viagem não podia deixar para trás o mapa, e apesar de ser grande decidimos trazer um livro divertido para crianças (maps).

Trouxe um estojo com o material básico, canetas, lápis, etc..
Cola
Dado (importante para fazer contas de matemática)
Fita métrica (também para exercícios de matemática)
Bússola
Cartas de matemática
2 cadernos um de pintura, outro para escrever e fazer contas.
Uma pasta com o programa todo impresso.

A Leonor tem também uma folha de planeamento semanal e no final é suposto avaliar o que cumpriu, o que não fez e o que tem que pensar mais.

Tudo o que planeamos foi feito com base em brincadeira e sítios que vamos visitar.

Carolina

NOTA: O homeschooling (ou ensino doméstico) é permitido em Portugal. Apenas é necessário inscrever o aluno no agrupamento das escolas públicas da zona de residência.
É obrigatório exame em mudança de ciclos.

 

I brought a pencil-case with basic materials like pens and pencils and the like.

Glue

Die (important for mathematics)

Measuring tape (also for mathematics)

Compass

Mathematics flash cards

2 notebooks  – one for art and another for writing and mathematics

A file with the printed curricula.

Leonor also has a weekly schedule and she is supposed to evaluate her performance regularly to assess what she accomplished or failed to accomplish and what she has to devote herself to more seriously.

All we planned was play-based and with a connection to the places we will be visiting.

Carolina

N.B.: Homeschooling is legal in Portugal. I tis only necessary to enroll the student at the public school of the area where the student lives.

Exams are mandatory at the end of each school cycle.