close
20161214_051656

Terminámos a Great Ocean Road e a nossa aventura na caravana. Foram 20 dias com a casa às costas, com momentos melhores e momentos piores (que felizmente foram muito poucos). Não nos ficámos pela Great Ocean Road, fomos até Kangaroo Island, mas hoje falamos apenas do trajeto até Adelaide e deixamos Kangaroo Island para a semana.

 

O que vos posso dizer… marcou bastante? Sem dúvida! Destaco principalmente o estilo da viagem, feita em caravana e a ficar em parques, o contacto com a natureza e sobretudo com vários animais no seu habitat natural, as praias/paisagens e as pessoas. Do lado negativo, o custo, não tenho dúvidas que vai ser a parte mais cara de toda a nossa viagem e a que no fundo tivemos menos conforto, mas tivemos muitas outras coisas…

 

Relativamente ao nosso trajeto, hoje serei um pouco mais factual e farei um resumo de todos os locais onde parámos:

 

Dia 1 e 2 Phillip Island

Sem dúvida dos nossos sítios preferidos, uma ilha muito calma e bonita, a possibilidade de ver os pinguins a chegar à costa é única. Churchill Farm, uma quinta com atividades com animais de quinta também merece a visita. Já a exposição do Polo Sul e a quinta dos Koalas, já têm menos interesse. Já à saída da ilha vale a pena por volta do meio dia assistir à alimentação dos pelicanos que estão na costa nessa altura.

Dia 3 Wilsons Promontory

É sem dúvida um dos locais mais bonitos onde já estivemos na vida. Vale muito a pena. As caminhadas, os animais, as praias de sonho. Um local onde gostaríamos de ter ficado mais tempo. A caminho vale a pena passar nas antigas minas de carvão de Wonthaggi.

Dia 4 Sorrento

Uma zona simpática e rica com várias casas boas em cima do mar. Apesar de ser agradável, não tem muitos motivos de interesse. Daqui é possível apanhar o ferry praticamente até ao início da Great Ocean Road e com isso poupar algumas horas de viagem de carro.

Dia 5 Anglesea

Fica no começo da Great Ocean Road, uma cidade costeira com praias simpáticas na zona de Bells Beach (famosa praia para a prática de surf). A nossa experiência aqui não foi das melhores, foi aqui que tivemos contacto com a praga de moscas que há na região de Melbourne. É sem dúvida a situação mais desconfortável que encontrámos na viagem. O número de moscas é fora do normal e chateiam mesmo.

Dia 6 Apollo Bay

Uma praia muito bonita que com bom tempo deve ser fantástica, no dia em que estivemos lá estava sol mas muito vento.

 

Dia 7 Praia dos 12 Apóstolos

É uma das principais atrações da Great Ocean Road. Vale a pena naturalmente, mas a experiência é relativamente curta pois é só um sítio para tirar fotografias para mais tarde recordar. Parámos uns quilómetros à frente em várias praias muito boas..

 

Dia 8 Warrnambool

É uma cidade maior e supostamente quase no final da Great Ocean Road. A cidade é gira, interessante e com boas praias, vale a pena a paragem.

Dia 9 Mount Gambier

Aqui é essencialmente para ver o Blue Lake. Um lago num antigo vulcão, com a água em tons de azul invulgares.

Dia 10 Robe

Muito boas praias, um local calmo e bonito. Se tivéssemos tempo era um sítio onde poderíamos ter ficado mais tempo.

Dia 11 e 12 Hahndorf

Uma antiga vila alemã muito peculiar. Uma grande rua cheia de lojas e restaurantes. Por coincidência estivemos aqui no dia mais movimentado do ano, onde várias pessoas dos arredores e da cidade de Adelaide vêm passar a tarde e jantar na feira de Natal. Adorámos e ficámos duas noites, mas também porque o parque de caravanas/campismo foi o melhor onde ficámos. Aqui aproveitámos também para ir à cidade de Adelaide.

Dia 13 Port Willunga

Mais uma ótima zona de praias consideradas das melhores da Austrália, antes de apanharmos o barco para Kangaroo Island.

 

Aqui fica o nosso roteiro resumido da Great Ocean Road. O próximo será sobre Kangaroo Island.

 

André

The author administrador