close
BlueOlive

Viajar com a casa às costas

australia-2

Chegou finalmente o momento de trocar o quarto de hotel, o pequeno almoço com 6 pratos, os duches demorados depois de um dia de praia até ao pôr do sol, os jantares diários em restaurantes, as piscinas de várias formas e feitios, as almofadas e colchões macios e fofinhos…pelos 2 metros quadrados da nossa caravana, o dormir em tabuas de madeira, as almofadas que parecem sacos de cereais, o tomar banho nos balneários dos parques de campismo, lavar a loiça numa torneira a 100 metros donde estamos estacionados…

A vida numa auto-caravana é sem dúvida diferente e como resolvemos mudar o itinerário à última hora (era suposto estarmos agora na Tasmânia e a seguir fazer o trajeto na Austrália que estamos a fazer; mas uns australianos que conhecemos na Tailândia aconselharam-nos a trocar, pois se fizéssemos a Austrália depois provavelmente íamos a apanhar tudo cheio, pois todos os australianos estão de férias nessa altura), por termos marcado muito em cima da hora, apanhámos com uma caravana de última escolha, sem os luxos das caravanas melhores.

Há dois anos, alugámos em Portugal uma caravana com uns amigos por três dias e a experiência foi boa, a caravana era bastante confortável e fizemos um fim de semana na costa alentejana agradável. Posso dizer-vos que esta caravana nada tem a ver com essa, a água não funciona, logo não temos casa de banho, todos os dias temos de desmontar as camas e montar, não tem ar condicionado, o único consolo é que o conta quilómetros estar perto dos 500 mil e se calhar ainda vamos ser nós a chegar a essa marca…J.

Estamos a fazer a great ocean road, mas vamos mais longe até Adelaide e como destino final Kangaroo Island onde iremos passar o Natal, é uma ilha pouco explorada (ainda não conhecemos nenhum australiano que tenha lá ido), com inúmeras praias praticamente virgens e várias colonias de animais, como focas, cangurus, emas e mais que iremos descobrir.

Mas apesar das condições não serem as melhores, o espírito tem sido fantástico, principalmente porque as crianças estão a adorar e tenho a certeza que esta vai ser a parte da viagem que vão recordar para sempre, o dormir numa cama por cima dos pais, andarem com a casa às costas é para eles totalmente diferente e a noção deles de conforto é muito diferente da nossa. Eles estão bem, o que ajuda a todos estarem bem.

Cada dia paramos num parque diferente e fazemos mais uns quilómetros de costa australiana, é assim todos dias, acordar, tomar o pequeno almoço e partir, todos os dias conhecemos sítios diferentes e um parque para dormir diferente. Já ficámos duas noites em parques sem eletricidade e acesso a nada apenas às casas de banho e eles continuam a adorar. Todos os dias a meio da tarde chegamos a um novo parque e lá vão eles ver se tem parque infantil, piscina e sala de jogos. Enquanto escrevo eles brincam no parque felizes.

 

Quanto aos 10 dias de Austrália tem sido uma surpresa, as praias são lindas mas ninguém vai à praia, pois apesar de ser Verão está sempre um tempo estranho, está sol mas há sempre um vento frio que não ajuda a aproveitar a praia. As paisagens são muito bonitas, muitas vezes fazem lembrar o Alentejo e às vezes os Açores, mas o que ressalta mais destes primeiros dias é o civismo e simpatia dos australianos, não há um momento em que não sejam simpáticos, todas as pessoas se cumprimentam na rua, pelo menos nestes meios menos urbanos e gostam sempre de dar dois dedos de conversa e saber qual é a nossa história.

 

Tem sido assim sempre e ainda ontem após 5 minutos de conversa com outro caravanista de Adelaide, fui presenteado com uma garrafa de vinho para a noite de Natal.

 

O Natal vai ser muito diferente, já comprámos enfeites para a caravana e os presentes para os miúdos, mas de uma coisa temos a certeza, deste Natal não nos vamos certamente esquecer…

André

The author administrador