BlueOlive

1 mês de viagem, checkpoint

20161124_104909

Estamos com um mês e uns dias de viagem e já começámos a conseguir responder a algumas das perguntas que tínhamos antes de a iniciarmos. Uma delas era se fazia mais sentido estar sempre a mudar de sítio ou permanecer por mais tempo em determinados locais. Para já e apenas com a experiência na Tailândia, sentimos que é melhor ir mudando regularmente de sítio, não todos os dias naturalmente, mas aqui tem funcionado bem mudar de local a cada 3,4 ou no máximo 5 dias.

A realidade é que quando chegamos ao 3º ou 4º dia todos nós já estamos com vontade de conhecer um novo local e viver uma nova experiência, mesmo os miúdos anseiam por algo novo para descobrir. A Leonor por exemplo apesar de estar a viver todos os dias ao máximo, já conta os dias para o início da viagem em autocaravana na Austrália.

Para os miúdos cada dia não devia ter fim. De facto eles têm vivido cada minuto de cada dia, é impressionante como todos os dias não querem que o dia acabe, querem sempre fazer mais mesmo já com o mês de viagem. Mesmo nós dizendo que vão ter mais 7 meses de viagem pela frente, eles parecem ignorar totalmente essa realidade, para eles o dia é hoje e é para aproveitar ao máximo. Incrível ver a energia que têm todos os dias para viver mais um dia.

Acho que esta ideia leva-nos à grande diferença entre a vida quotidiana em nossa casa e viajar. Na nossa vida quotidiana, temos a ideia de querer aproveitar cada segundo da nossa vida, mas por estarmos a trabalhar e por termos vários compromissos, não nos é possível cumprir essa vontade, há dias que sentimos que vivemos mais e outros que sentimos ter sido só mais um dia. Aqui como não temos praticamente compromissos, o desejo de viver cada dia ao máximo torna-se muito mais real. Claro que este é um sentimento normal que qualquer pessoa sente quando está de férias seja uma ou duas semanas, mas o que quero dizer é que passado um mês, o sentimento continua como se fosse o primeiro dia, ou seja, não chegamos a entrar no quotidiano…pelo menos para já J

Nas últimas semanas passámos por várias praias e ilhas: Krabi, Koh Lanta, ilhas Phi Phi, Iha de Racha, Khao Lak e agora Phuket. É engraçado que aqui na Tailândia cada praia é uma praia, são todas muito diferentes, não há uma praia igual mesmo que sejam ao lado uma da outra e não há apenas um tipo de praia. Estando habituados às fantásticas praias em Portugal que apesar de serem todas diferentes, não há muitos tipos de praias diferentes, aqui a diversidade das praias não deixa de ser uma novidade para nós, tanto podemos estar numa praia de água azul-turquesa rodeados de peixes e areia em pó branca, como na praia ao lado ser de areia escura, cheia de corais e com o mar castanho, a única coisa que nunca altera é a temperatura do mar que está sempre acima dos 30 graus.

Por estas praias e ilhas já tivemos vários tipos de experiências: começámos por um hotel familiar em Krabi, bom para crianças, com escorregas e onde fizemos novos amigos australianos, passámos por um hotel mais apropriado para casais na ilha de Koh Lanta, mas que não deixou de permitir ter uns dias ótimos em família, duas noites nas ilhas Phi Phi apenas para conhecer, aqui os preços são mais elevados pelo que tivemos de ficar menos tempo, é claramente um destino mais para casais, depois fomos para a ilha de Racha, foi sem dúvida dos sítios que mais gostámos de estar, com praias muito boas e a podermos nadar com peixes à beira mar, depois seguiu-se Khao Lak um destino equilibrado, com uma pequena vila de apoio aos hotéis simpática (mais simpática do que na maioria dos sítios onde passamos), a praia apesar de ser bonita e boa, não é uma tradicional praia postal da Tailândia, foi novamente uma experiência de hotel familiar num hotel de maiores dimensões do que temos ficado, mas não deixou de ser bom. Agora chegámos a Phuket, supostamente a ilha com mais movimento e pessoas e para já consegue-se sentir bem esse movimento. É sem dúvida uma ilha muito mais turística e desenvolvida, pelo que vamos ter de escolher bem o que vamos fazer para fugir às massas, até porque estamos cada vez mais na época alta aqui na Tailândia.

Para já tivemos um mergulho excecional ao final do dia numa das praias mais bonitas por onde passámos, mas sim estavam muito mais pessoas dentro de água do que nas outras praias onde estivemos. Vamos descobrir esta ilha, até já.

We have been travelling for slightly more than a month and we are now able to answer some of the questions we had before starting on this journey. One of them was whether it was better to move around a lot or rather to stay for a while in certain places. For now, and considering only our experience in Thailand, we feel it is preferable to regularly move to a different place; not every day of course – it has been working well moving every 3/4 (maximum 5) days.

Truth is, by the third or fourth day we already feel like discovering a new place and experimenting new things; even the kids are anxious for something new to explore. Leonor, for example, even though she has been making the most of her days, is already counting down the days till the RV trip in Australia.

For the kids, the days should never come to an end. They have truly lived each minute of each days – it is impressive how they never want the day to be over and always want to do one more thing, even after having been travelling for a whole month. Even when we tell them they still have another 7 months travelling, they seem to completely disregard the fact. For them, today is the day, and they are determined to enjoy it as best they can. It is incredible witnessing their boundless energy every day at the prospect of yet another day.

And this made us realize the biggest difference between our life at home and travelling. In our daily lives, we often want to seize every second of our lives, but either because we’re working or because of our many commitments, we find it impossible to do so – some days we feel that we have truly lived and others we feel it was just another day. Here, since we have very few commitments, the will to enjoy each day in all its glory becomes much more real. Of course, this is something we all experience when on holiday, but my point is that after a month we still feel the same way, as if today was the first day. We’re still managing to avoid that feeling of routine and sameness… at least for now. J

In the last few weeks, we went to several beaches and islands: Krabi, Koh Lanta, Phi Phi Islands, the Island of Rach, Khao Lak and now Phuket. In Thailand, each beach is different from the others, they are all very different, even when they are next to each other and there isn’t jus tone type of beach. Since we are used to Portuguese beaches, which though different are all more or less of the same kind, the diversity here is a novelty for us. One day we’re in a beach with turquoise blue water and white powdery sand, and the next day we might be on a beach with dark sand and brown water; the only constant is the water temperature always above 30 C.

On these beaches and islands, we have had different experiences in terms of accommodation. We started with a cosy little hotel in Krabi, good for kids, complete with slides, where we made friends with the Australian family we told you about. Then we stayed at a hotel better suited for couples in the Island of Koh Lanta, but which we still enjoyed as a family, followed by a couple of nights at Phi Phi islands just to get to know the place. It is definitely a destination for couples and prices are much higher here, so we had to shorten our stay. The following destination was the Island of Racha, which was definitely one of our favourite places, with great beaches and lots of fish near the shore for us to swim with. Then, Khao Lak, a balanced destination, with a small pleasant village near the hotels (more pleasant than most places we had visited before). The beach, though nice, was not your typical Thai postcard beach, but again we had a good stay at a cosy hotel (though bigger than the ones we had been staying in till then). Now, we have arrived in Phuket, supposedly the busiest and most developed Island and we can definitely feel it. It is definitely a more touristy and modern Island, so we will have to be wise when choosing what to do in order to avoid the crowds, especially since high season is starting here in Thailand.

For now, we have had an exceptional late afternoon swim in one of the most beautiful beaches we have been to so far, but it was definitely more crowded in the water than in any of the other beaches we had been to. We’re off to explore the island. See you soon!